Desresponsabilizam as pessoas pelo que fazem
e, por conseguinte, desumanizam-nas
Um professor, um médico, uma psicóloga, um juiz, uma
assistente social, um enfermeiro, um empregado de um supermercado ou de uma
loja qualquer, um bancário, não podem ser funcionários públicos, empregados
de uma instituição ou de uma empresa. No entanto é o que são, sendo-lhes assim negada
a liberdade de escolha, a responsabilidade moral e ética pelos seus atos. Proíbem-nos
de sentir compaixão e empatia, de amar o próximo. Proíbem-nos de ajudar e
proteger o outro, um ser humano. Assim não se consegue viver.
Quem põe os seus interesses pessoais ou institucionais acima dos interesses
dos outros, não é boa pessoa.