domingo, 2 de fevereiro de 2025

Desresponsabilizar e desumanizar

Desresponsabilizam as pessoas pelo que fazem e, por conseguinte, desumanizam-nas



Um professor, um médico, uma psicóloga, um juiz, uma assistente social, um enfermeiro, um empregado de um supermercado ou de uma loja qualquer, um bancário, não podem ser  funcionários públicos,  empregados de uma instituição ou de uma empresa. No entanto é o que são, sendo-lhes assim negada a liberdade de escolha, a responsabilidade moral e ética pelos seus atos. Proíbem-nos de sentir compaixão e empatia, de amar o próximo. Proíbem-nos de ajudar e proteger o outro, um ser humano. Assim não se consegue viver.

 

Quem põe os seus interesses pessoais ou institucionais acima dos interesses dos outros, não é boa pessoa.